Galeria
Clique nas imagens para ampliar
Com o elevado crescimento da pintura no setor industrial, notamos que as empresas tinham certa dificuldade com o retrabalho de peças e principalmente com a limpeza das gancheiras utilizadas no processo. Para isso desenvolvemos um decapante para tirar tinta com um ótimo custo-benefício.
Esse produto é usado na remoção de diversos tipos de tintas tais como: e-coat, epóxi, poliéster, hibridas, etc. Substituindo os processos mecânicos e térmicos que por sua vez danificam tanto o formato das gancheiras quanto suas propriedades adquiridas no tratamento térmico (ex: efeito mola), além de ser mais correto ecologicamente.
O nosso decapante para tirar tinta é alcalino, trabalha a quente e não contém solventes ou ácidos fortes evitando assim a corrosão do material base, diferente da maioria dos produtos do mercado usados como decapante para tirar tinta.
Devido à alta temperatura de trabalho do decapante para tirar tinta ocorre a evaporação da solução fazendo-se necessárias constantes adições de água para o ajuste do volume da solução.
Após o processo de remoção os resíduos da tinta ficam na solução e ao término do processo vão para o fundo do tanque, recomenda-se que o tanque tenha fundo cônico ou inclinado e que seja munido de um registro na parte mais baixa do tanque para auxiliar na drenagem dos resíduos de tinta.
Após a drenagem desse resíduo é necessário completar o volume da solução com o decapante para tirar tinta e fazer o ajuste da concentração do decapante para tirar tinta conforme o resultado da análise.
Fazendo corretamente a manutenção do decapante para tirar tinta, ou seja, controlando a concentração e drenando o resíduo da tinta removida, aumenta-se consideravelmente a vida útil do decapante para tirar tinta.
Quanto ao descarte do decapante para tirar tinta, por se tratar de um produto alcalino e isento de solventes, basta neutralizar a solução com ácido clorídrico e direcionar para o tratamento de efluentes para precipitação de metais e outros ajustes.
Por se tratar de um produto químico, alcalino e por trabalhar com alta temperatura, é importante que o operador faça uso de todos os EPI’s necessários tais como: protetor facial, botas de borracha, luvas e avental e se o ambiente for fechado recomendamos o uso de máscara com filtro de gases.