Galeria
Clique nas imagens para ampliar
A decapagem eletrolítica, também chamada de desengraxante eletrolítico, é mais uma etapa da preparação da superfície metálica, onde aplica-se corrente elétrica nas peças que foram submersas nas soluções, com vistas a ocorrer uma eletrólise.
A Dileta oferece o processo COMPOSTO DI-ELETRO 075-ECOLÓGICO, fortemente alcalino, que além de possuir ótimo efeito desengraxante, possui bom desempenho como decapante eletrolítico, removendo oxidações leves e filmes de carbono, podendo até dispensar em muitos casos a decapagem ácida responsável pelo aumento da retenção de hidrogênio nas peças.
A decapagem eletrolítica, ou desengraxante eletrolítico, apresenta melhores resultados quando utilizada em ciclos de reversão anódico - catódico - anódico, pois no processo de decapagem eletrolítica a corrente catódica irá formar grande quantidade de hidrogênio no ânodo, esse hidrogênio se desprende em grande volume produzindo uma ação mecânica sobre essas sujidades. Na corrente anódica as peças funcionam como ânodos nos banhos, ou seja, atuam como polo positivo, e neste processo ocorre o fenômeno de oxidação das impurezas.
Esse processo de decapagem eletrolítica opera com concentração entre 100 e 180 g/L, temperatura pode variar de 20°C a 50°C, densidade de corrente entre 6 e 10 A/dm² e tensão entre 10 e 15V. No 3º ciclo (anódico) o tempo deve ser o dobro do tempo do ciclo anterior (catódico). O tempo de processamento da peça dentro da decapagem eletrolítica irá depender do nível de sujidade e tipo da peça.
Na sequência de operação de uma linha galvânica, a decapagem eletrolítica é opcional, porém será essencial, até mesmo obrigatória, conforme o tipo de peça, o tipo de sujidades e os banhos posteriores. Portanto, ela irá ser melhor aproveitada após a decapagem química e suas lavagens, e antes da entrada nos banhos de acabamentos designados àquela peça.
Durante a operação da decapagem eletrolítica, as peças que passam levam consigo uma certa quantidade de solução (arraste), e considerando ainda a constante de evaporação de água, as quantidades de COMPOSTO DI-ELETRO 075-ECOLÓGICO e água devem ser repostas regularmente, mantendo o nível de solução no tanque. Aconselhamos a troca da decapagem eletrolítica quando o reforço atingir 75 % da carga inicial de montagem ou quando houver completa saturação do produto.