Galeria
Clique nas imagens para ampliar
O banho de níquel eletrolítico é o processo galvânico de niquelação de peças ferrosas e não ferrosas, tais como cobre e latão, que já possuem uma boa qualidade na base do metal e não precisarão de etapas adicionais, ou seja, cromeação.
Podemos utilizar o banho de níquel eletrolítico tanto no sistema parado quanto no rotativo, porém é mais utilizado em peças de pequeno porte que possam ser processadas a granel (rotativo).
A sequência de etapas para processamento que a Dileta orienta para banho de níquel eletrolítico é:
- Caso a peça passe por uma etapa de polimento (principalmente no cobre e latão), é necessário um pré-desengraxante, emulsificável, para remoção (ou amolecimento) da massa de polimento residual, e nesse caso recomendamos o COMPOSTO EMULDEX SUPER, que é operado a frio e sua base é solvente não clorado.
- Desengraxe químico: etapa necessária para tirar óleos e graxas que venham nas peças. Para atender a essa etapa, temos vários processos para os mais diversos cenários possíveis, nos consulte para ver a melhor opção para sua necessidade.
- Decapagem: usada somente em peças ferrosas para retirar possíveis resíduos de solda e/ou oxidações. É recomendável adicionar um inibidor de ataque ao ácido, melhorando a atuação do ácido sobre esses resíduos sem ataque excessivo na peça, e para tal oferecemos o DI NIBIDOR 3/40.
- Níquel Eletrolítico: principal etapa nessa sequência, de banho de níquel eletrolítico, pois será o aspecto final da peça. Recomendamos o uso de processos modernos, de alto nivelamento e com aspecto mais claro, da família ASTRONIKEL. São processos de banho de níquel eletrolítico com depósito brilhante, altamente dúctil, nivelamento perfeito e ótima penetração, podendo ser operados tanto em sistema parado quanto em rotativo.
Apesar de não descrita acima, uma etapa muito importante para o banho de níquel eletrolítico são as lavagens entre cada processo, principalmente se forem peças com cavidade e/ou tubulares, as quais geram muito arraste entre cada etapa, se não estiverem adequadas, o arraste contaminará toda a sequência posterior àquela etapa, comprometendo todo o resultado esperado para a linha de banho de níquel eletrolítico.
Por fim, o processo de banho de níquel eletrolítico é um processo de fácil operação.