Galeria
Clique nas imagens para ampliar
AINDA SOBRE DECAPAGEM QUIMICA EM AÇO CARBONO
A decapagem quimica em aço carbono é o processo que prepara a superfície do aço para possibilitar a aplicação de revestimentos metálicos sejam eles por simples imersão ou eletrodepositados, a função da decapagem é remover óxidos, carepas em geral, resíduos de solda, etc., para conferir uma boa aderência do revestimento aplicado.
Na decapagem quimica em aço carbono podem ser utilizados vários tipos de ácidos, entre eles estão: ácido clorídrico ou muriático, ácido sulfúrico, ácido fosfórico, ácido fluorídrico, ácido nítrico, cada um desses ácidos são usados em situações específicas dependendo do grau de oxidação ou do tipo de carepa ou incrustação a ser removida.
Em alguns casos se faz necessário o uso de decapantes mais elaborados, agregando compostos que associados ao ácido tendem a acelerar o processo de decapagem quimica em aço carbono, nesses decapantes podem ser inseridos também tensoativos conhecidos também como inibidores.
Na decapagem quimica em aço carbono podemos usar dois tipos de inibidores, o inibidor de gases que forma uma camada de espuma na superfície da solução minimizando a liberação de vapores provenientes da reação e o inibidor de ataque que por sua vez reduz tanto o ataque do ácido ao metal base como o consumo do ácido.
É importante ressaltar que na decapagem quimica em aço carbono pode ocorrer a fragilização pelo hidrogênio, esse fenômeno ocorre divido ao hidrogênio, proveniente do ácido, ser liberado na reação e ocluindo parcialmente no metal-base, acarretando uma fragilidade a nível molecular.
As principais ocorrências da fragilização pelo hidrogênio são verificadas em fixadores e itens de segurança geralmente itens da indústria automotiva. Para eliminar esse problema é feita a desidrogenização das peças através do aquecimento das mesmas em estufa a 200ºC por 3 horas.
Para poder atender às mais diversas situações a Dileta desenvolveu uma linha bem ampla de produtos para a decapagem quimica em aço carbono, conforme apresentamos abaixo:
- DI-CAP-DEX 3/31: decapante químico que realiza em uma só operação os processos de decapagem e desengraxe de forma rápida e econômica.
- DI-CAP 3/41: decapante químico que realiza em uma só operação os processos de decapagem e desengraxe de forma rápida e econômica, possui agentes que irão inibir a formação de hidrogênio.
- DI-CAP 3/51: é mais um produto da linha de decapagem quimica em aço carbono, fornecido na forma sólida, para decapagem química alcalina, e utilizado para remover quimicamente o carbono livre presente nas peças de ferro e aço.
- DI-CAP 3/52: aditivo para decapagem ácida, especialmente formulado para otimizar as operações de decapagem onde se torna necessária a remoção de filmes de carbono (smuth) ou carepas provenientes do tratamento térmico ou operação de soldagem das peças.
- DI-CAP 3/60: decapante à base de ácido clorídrico com inibidor de gases utilizado na remoção de oxidações sobre ferro e aço
- DI-CAP 3/70: decapante à base de ácido clorisulfúrico com inibidor de gases utilizado na remoção de oxidações sobre ferro e aço
- DI-CAP 3/75: decapante à base de ácido nítrico utilizado na ativação do alumínio, ou seja, ataque à superfície da peça
Para saber mais sobre decapagem quimica em aço carbono
Ligue para 11 2139-7500 ou clique aqui e entre em contato por email.